Você gosta de Pimentas?
Se você gosta de pimenta, prepare-se para conhecer as melhores pimentas do mundo.
Conheça as Pimentas Nacionais e Mexicanas, populares em todo o mundo, Sim! As melhores pimenta são cultivadas no Brasil e no México.
Pimenta é o nome dado as plantas que produzem frutos de sabor picante. No Brasil o termo pimenta está ligado a três principais espécies: Capsicum, Piper e Pimenta.
Se você gosta de pimentas e deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura. Você ficará surpreso.
Variedades de Pimentas brasileiras
O território brasileiro possui uma diversidade em solos e condições climáticas, dando suporte a produção agrícola de diversas espécies e variedades de plantas.
A espécie Piper da origem a Pimenta-do-reino, com sabor menos picante. Já a espécie Capsicum dá origem as pimentas mais picantes como a vermelha ou malagueta.
No entanto, a pimenta conhecida pelo nome de “biquinho” e o pimentão também são pimentas, só que mais adocicadas.
Existem diversas variedades de pimenta e nos últimos anos seu consumo tem aumentado cada vez mais, principalmente em dietas cujo objetivo é acelerar o metabolismo.
O que diferencia as pimentas mexicanas das brasileiras?
Uma coisa é certa, existe algo em comum entre qualquer pimenta, a picância. O sabor picante é o que caracteriza uma pimenta. No entanto, o sabor da pimenta se desta segundo a maneira como é manipulada e conservada.
Por exemplo, no Brasil, além das pimentas vermelha, preta e doce, ainda existe a pimenta rosa, derivada de uma árvore, a aroeira.
Já as pimentas do México, como a pimenta jalapeño (verde e muito picante), diferenciam-se principalmente devido à abundante de variedades. Sendo assim, na culinária mexicana, esta pimenta é usada desidratada, na forma do molho chiplote, comumente usado em pratos, como os populares tacos e burritos.
Quais são as pimentas mexicanas?
Segundo o portal Concha y toro, o México possui uma diversidade de Pimentas, onde as mais conhecidas e consumidas pelos mexicanos, são: jalapenho, mirasol, chipotle, pimenta de árvore, chilaca, güero, copi, cora, habanero, chawa, olho de caranguejo, serrano, poblano, galo-galina e bolita.
Os Mexicanos, diferente dos brasileiros, consomem a pimenta principalmente desidratada, nas mais diversas composições culinárias.
Qual é a pimenta mexicana mais forte?
Existe uma variedade de pimenta, conhecida pelo nome de Habanero, considerada pelos mexicanos a mais ardida de todas. Logo, esta é também a mais apreciada.
A pimenta Habanero é conhecida como a mais ardida do mundo, sendo também a mais apreciada na culinária mexicana. Esta pimenta é consumida principalmente defumada, processo esse que realça ainda mais o sabor.
Benefício da pimenta para a saúde
Especialista indicam que o consumo de pimenta, principalmente das vermelhas, isto é, aquelas mais vermelhas e picantes, pode acelerar o metabolismo e aumentar a resistência do sistema imunológico.
Além disso, pimentas são fáceis de serem inserida nas refeições, onde é comumente usada, na forma de molhos e cozida junto aos alimentos.
Em suma, tanto as pimentas brasileiras quanto as mexicanas, são opções culinárias que vão muito além do uso alimentar, mas uma verdadeira viagem cultural.
Leia também: Monitoramento de queimadas por satélite e Financiamento Rural