Soja: análise em conjunto e seus desafios.

Soja: análise em conjunto de produtores aponta os maiores desafios.

Para abreviar a situação do setor da produção da Soja o estudo entrevistou produtores proprietários de fazendas e agrônomos.

A plataforma Climate Fieldview realizou uma pesquisa inédita com produtores brasileiros de soja. O objetivo foi entender como o cenário vai do cultivo à colheita. Os entrevistados foram enfáticos: os custos de produção e a oscilação do dólar estão entre os maiores desafios.

De acordo com a pesquisa realizada 61 % dos entrevistados são fazendeiros e 28 % são os Engenheiros agrônomos. Eles ajudaram a delinear o cenário atual das plantações de cereais, entender as dificuldades e os principais meios de crescimento positivo da produção.

Revise os principais tópicos abordados na pesquisa
Comércio de soja – Leia: exportação de agronegócio.

Soja: análise em conjunto de produtores aponta os maiores desafios.

42 % dos entrevistados disseram que sua maior preocupação ao vender um produto é o preço por saco. Atualmente uma das maiores dificuldades para os 31% dos entrevistados na pesquisa é de focar em lidar com custos para que eles possam vender melhor sua produção de soja.

Grande desafio

Para 72 % dos entrevistados O clima foi um impedimento para eles durante a produção. Para 14 %, o preço do imóvel é a principal questão do mercado.

Apenas 62 % dos entrevistados, o monitoramento foi o segredo para resolver o problema do cultivo de soja, e 29 % dos entrevistados disseram que usaram o financiamento diretamente baseado na pressão das pragas.

Soja: análise em conjunto de produtores aponta os maiores desafios.
pexels
Impacto na lucratividade da soja

O maior medo dos fabricantes é o custo de produção. 70 % mencionar essa preocupação e 11 % se preocupam com a competitividade do mercado. A volatilidade do dólar é uma preocupação para 43 % dos resultados. 18 % apontaram a limitação de compradores como um problema na venda de soja.

Produtores publicam carta repudiando mudança no calendário de plantio da soja

Para 58 % dos entrevistados, as tecnologias agrícolas, como prescrições e imagens de satélite, foram as ferramentas mais eficazes para predizer problemas nas colheitas. 16% preferem tecnologia em máquinas de telemetria e 25% optam por cuidar mais do clima.

O que vem pela frente

Tecnologia e capacitação profissional para o avanço da cultura são obstáculos apontados

A pesquisa também questionou a respeito dos maiores desafios que os produtores enxergam para o futuro. Para 36% dos entrevistados, investir mais em conectividade é crucial para melhorar a produção de soja no país. Já para 34%, os profissionais capacitados são o foco e a falta deles é o maior problema.

Para as próximas lavouras, tecnologia e capacitação são os maiores desafios apontados pela maioria.

Leia também: Aprenda a declarar o Imposto Territorial Rural (ITR) em 13 passos