Vaca - Imagem: canva

Mal da Vaca Louca no Brasil é atípico, laboratório canadense confirma

O Mal da Vaca Louca registrado no Pará trata-se de um caso atípico, confirmado por um laboratório canadense de referência. O Laboratório Alberta, Referência do Canadá, confirmou que o mal da Vaca Loucas no Brasil é atípico e não deve ser motivo de preocupação.

Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) é o Mal da Vaca Louca, que ficou conhecido depois de um surto ocorrido no Reino Unido em 1986. O Brasil nunca registrou surtos da doença, apenas casos isolados e atípicos que não causaram percas na produção.

Obtenha mais informações sobre este problema crítico de saúde aqui!

O que é Mal da Vaca Louca?

Mal de Vacas Louca é uma doença cerebral degenerativa do sistema nervoso, que causa enfermidade em bovinos, uma enfermidade rara causada pela proteína príon. Os sintomas incluem demência rápida, comprometimento do sistema nervoso e, eventualmente, morte.

A transmissão acontece através dos animais que consomem alimentos infectados e pode ocorrer em humanos que consomem esses alimentos. No entanto, a doença pode afetar animais mais velhos, sem que tenha acontecido uma contaminação.

Como é feito o diagnostico?

O Mal de Vacas Louca pode ser difícil de diagnosticar, pois os sintomas são semelhantes aos de outras doenças. Diagnosticar esta doença requer um exame físico completo, testes laboratoriais, exames de imagem cerebral e análise genética. O período de incubação pode durar até 5 anos e os animais com a doença podem apresentar sintomas como nervosismo e dificuldade de locomoção.

Um diagnóstico definitivo é realizado quando as proteínas do príon são detectadas no líquido cefalorraquidiano ou no exame post-mortem do tecido cerebral. É importante que as pessoas entendam os riscos associados a essa condição rara para proteger a si mesmas e suas famílias de uma possível exposição.

No caso do animal bovino identificado em uma fazenda do Pará, o mesmo encontrava-se na idade de 7 anos, sendo imediadamente abatido e enviado para os laboratórios de análise. Além disso, a fazenda encontra-se isolada e todos os procedimentos sanitários foram tomados.

As consequências econômicas de um surto de MDVL

Em primeiro lugar, quando se tratar de um surto de Mal da Vaca Louca, as exportações são imediatamente suspensas, o que causaria grandes prejuízos para os produtores e também para os importadores, que terão que recorrer a novos exportadores.

Por exemplo, com um único caso registrado, as consequências econômicas foram intensas, como queda das ações de empresas frigorificas e a suspensão temporária da exportação para alguns países. No entanto, com a notificação do laboratório, de que o caso é atípico e provavelmente causado pela natureza, em virtude da idade do animal, as coisas voltam a normalidade e as empresas se recuperam do susto.