O Brasil é o maior produtor mundial de caju e castanha no mundo. Saiba todos os detalhes sobre os três maiores produtores do país nesta guia completa. Descubra como são produzidos esses frutos tropicais biodiversos e quais regiões as cultivam para abastecer o mercado (internacional).
O Nordeste do Brasil é a região que possui maior potencial de produção de caju e beneficiamento de suas castanhas. O estado do Ceará é o principal produtor e já conta com uma verdadeira tradição na produção e beneficiamento do caju.
Continue a leitura e conheça os 3 estados que mais produzem caju e castanhas.
O que é Caju e Castanha?
Caju e Castanha são dois produtos da Cajucultura que são produzidos juntos, o caju como pseudofruto e a castanhas como o fruto do caju, uma maravilha tropical nativas do Brasil. O caju é uma fruta de tamanho médio, com polpa branca macia e doce e casca externa dura e crocante.
A Castanha, por outro lado, é maior e tem uma casca externa mais dura, com sabor de chocolate amargo, que deve ser quebrada antes de ser consumida. Ambas as frutas possuem alto valor nutritivo, sendo utilizadas em pratos tradicionais brasileiros, além de lanches ou sobremesas.
Os estados produtores da Cajucultura
Segundo o boletim do Banco do Nordeste, a Cajucultura do Brasil ocupa uma área estimada em 425 mil hectares, a sua maioria localizada nos estados do Nordeste. O Ceará ocupa mais de 63% dessa área e desponta como maior produtor nacional. Em 2022 o Brasil produziu 146 mil toneladas de caju, mais de 30% a mais do que a produção de 2021.
Ceará
O estado do Ceará produziu em 2022 o equivalente a 95 mil toneladas. Os principais municípios produtores são: Beberibe, Bela Cruz, Cascavel, Aracati e Fortim. Além disso, o estado é líder na produção do fruto e também da castanha.
Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte registrou uma produção de aproximadamente 18 milhões de toneladas de caju, ou seja, 9% a mais do que em 2021. Os municípios que mais produzem cajus ao: Mossoró – Serra do Mel, Serra de Santana, Macaíba e Apodi.
Piauí
O Piauí é o segundo maior produtor de caju e registrou em 2022 mais de 21 mil toneladas de castanhas. Sua produção se concentra principalmente nos municípios de Piracuruca, Piripiri, Piracuruca, Milton Brandão.
Leia também:
Os Efeitos nocivos da Gripe Aviária para o Agronegócio Nacional.
Mal da Vaca Louca no Brasil é atípico, laboratório canadense confirma.
Mercado registra Aumento de Mais de 2,6% no Preço do Café Arábica.