O agronegócio no Brasil em 2022: cenário atual, vantagens e desvantagens.
O agronegócio no Brasil é, sem dúvida nenhuma, uma das bases do PIB nacional, gerando renda, empregos e lucro tanto com a exportação quanto para o consumo interno.
Em 2022, as perspectivas para investimentos no agronegócio no Brasil são positivas, sendo uma alternativa segura e rentável para quem procura negócios mais seguros para aplicar o seu capital.
Com a guerra na Ucrânia, e as sanções feitas à Rússia, o cenário fica ainda mais favorável no segundo semestre de 2022, já que haverá um aumento na busca por importação do mercado internacional.
Conheça agora as principais características e investimentos do agronegócio no Brasil, e as principais vantagens e desvantagens desse nicho econômico. Confira!
O que é o agronegócio?
O agronegócio é o conjunto de atividades econômicas que derivam ou estão conectadas à produção agrícola e seu comércio, sendo um importante pilar da economia brasileira.
Há diversos modelos de agronegócios, não se restringindo apenas à fazenda e plantações, como empresas de fabricação de máquinas agrícolas e insumos, fornecimento de sementes, entre outros, sendo um dos setores que mais emprega pessoas no mundo.
Agronegócio no Brasil
Com a crise e a pandemia, o agronegócio no Brasil ganhou destaque, com perdas menores, se comparada com outros setores econômicos.
Isso porque o setor de agronegócios é um dos responsáveis pelo abastecimento de alimentos no prato dos brasileiros, sendo um dos setores essenciais e que não poderia parar.
Isso sem considerarmos a agricultura familiar, que possibilitou que pequenos produtores conseguissem manter a subsistência da sua família.
Assim, investir na agricultura não é apenas uma das estratégias mais eficazes para melhorar a segurança alimentar e promover a sustentabilidade, mas também é essencial para o desenvolvimento econômico no Brasil.
Agora, com a guerra na Rússia, o fim das restrições mais severas da pandemia e o aquecimento da economia, o agronegócio no Brasil possui expectativas imensas de crescimento, já que o Brasil é um grande exportador mundial.
Cenário econômico do agronegócio em 2022
Segundo dados do IPEA ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ) as exportações no setor de agronegócios tiveram uma alta de 34,9%, se comparadas com 2021, enquanto as importações se mantiveram estáveis nos seus 0,7%.
Além disso, a balança comercial do agronegócio brasileiro teve um superávit de US$ 43,7 bilhões no acumulado do ano, de janeiro a abril de 2022, sendo um dos melhores resultados do setor nos últimos anos.
Isso significa que as exportações foram em maior valor que as importações, ou seja, o país vendeu mais do que comprou, sendo assim, entrou mais dinheiro no país se comparado a quantia que saiu por meio das importações.
Desse modo, o primeiro semestre do ano se fecha positivamente para o setor dos agronegócios, marcados pela intensificação do fluxo comercial, tanto nas exportações quanto nas importações.
O mercado se mantém aquecido e demonstra que é um setor estável e seguro para se investir a médio e longo prazo, principalmente em um momento de incertezas na perspectiva econômica mundial.
Leia também: Mão de obra qualificada o maior desafio do Agronegócio