As principais commodities agrícolas e a contribuição no PIB. Reprodução: canva

As principais commodities agrícolas e a contribuição no PIB

O Agronegócio do Brasil, colabora com cerca de 27% do PIB do país. Só no ano de 2021, o PIB do Agro cresceu mais de 8% e assim, representou 27,4 % de todo o PIB Nacional. As commodities agrícolas são parte importante na construção do PIB do segmento.

Nesse cenário, a agricultura é responsável por 68% do PIB do AGRO, marcado pela produção das principais commodities de exportação como soja e café.

Leia atentamente este artigo até o final, porque existem informações surpreendentes sobre as commodities agrícolas do Brasil.

Para ler mais sobre o mundo do Agronegócio, visite o nosso blog, clicando aqui.

As principais commodities do Agronegócio:

O Brasil produz e exporta uma diversidade de produtos agrícolas. No entanto, o país não é o primeiro na maioria dessas culturas. Hoje, conheceremos mais sobre as principais commodities agrícolas produzidas e exportadas em nosso país. Veja abaixo.

Soja

O Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo. Produzindo em média 97 milhões de toneladas, exportadas para muitos países no mundo. São mais de 36 milhões de hectares de área plantada.

Além disso, o Brasil é produtor da soja transgênica, com as variedades BRS 278RR e BRS 279RR, resistentes a aplicação de herbicidas, produto químico necessário para eliminar plantas daninhas.

Milho

O Brasil é atualmente o 3° maior produtor de milho no mundo. A produção média anual é de 87 milhões de toneladas, segundo a BR Fertil, empresa distribuidora de fertilizantes no Brasil.

Café

A saca (60 kg) de café custa em média R$ 1.280,00. Com o alto preço das commodities no mundo, o café também subiu muito nos últimos anos. Atualmente o Brasil é o maior produtor de café no mundo, de acordo com dados levantados pelo Atlas Big.

As principais commodities agrícolas e a contribuição no PIB. Reprodução: canva
As principais commodities agrícolas e a contribuição no PIB. Reprodução: canva

A produção anual de café no Brasil, gira em torno de 55,7 milhões de sacas de 60 kg, segundo as informações do portal Monitor Mercantil.

Trigo

Essa é a commoditie mais popular, que só no início do ano de 2022 já produziu e exportou mais de R$ 2,5 milhões de toneladas. No entanto, o Brasil não se encontra entre os maiores produtores do mundo. Nosso vizinho, a Argentina, é o 10° maior produtor do mundo, que, inclusive, vende trigo ao Brasil.

Açúcar

O açúcar é outra commoditie que o Brasil produz abundantemente, posicionando-o como o maior produtor no mundo. A produção de cana-de-açúcar na safra 2020/2021 foi de 645 milhões de toneladas, o que gerou em média 41 milhões de toneladas, segundo a informação do IEA-SP.

Laranja

As frutas cítricas são apreciadas mundialmente e mais uma vez o Brasil desponta como maior produtor desses produtos. Com uma área planta de 800 mil hectares plantas. Portanto, o Brasil é o maior produtor de laranja, suco de laranja de frutas cítricas como limão e tangerina.

Leia Também:

Amway Nutrilite: a maior produtora de acerola do Brasil.

Tudo sobre o Marketing no Agronegócio.

Mão de obra qualificada: o maior desafio do Agronegócio.

Exportação no agronegócio Brasileiro.

Em suma, o território brasileiro, com sua diversidade em clima e solos, tem se tornado ao longo dos anos o principal produtor da maioria das commodities de exportação.