Aviação Agrícola é o uso da tecnologia pelo setor agropecuário, auxiliando na produção de alimentos, grãos, fibras e biocombustíveis através da aplicação de fertilizantes, sementes e agrotóxicos.
O uso da aviação na agricultura iniciou da década de 1980, sendo atualmente regulamentada pelo Decreto-Lei 917/1969, e pelo Decreto 86.765/1981. A aviação agrícola possui atualmente a 2ª maior frota do mundo, com cerca de 2400 aeronaves tripuladas.
Aviação Agrícola é sinônimo de facilidade para o produtor rural do Agronegócio.
Sumário
- 1. Aviação Agrícola: como funciona?
- 2. Benefícios para os agricultores
- 3. As Culturas que mais usam Aviação agrícola
1. Aviação Agrícola: como funciona?
Em grandes campos de soja, a pulverização usando máquinas já está fica para trás. Os agricultores e grandes produtores ruais do Agronegócio já estão utilizando aviação e outras tecnologias para facilitar o trabalho.
Em primeiro lugar, o uso da aviação na agricultura auxilia na gestão do tempo e aumento da produtividade no campo. Sendo a aviação agrícola conhecida no Brasil por sua eficiência no controle de pragas e doenças, em diversas culturas. Além disso, ainda cabe destacar que aviação na agropecuária não é atendida apenas por aviões, incluindo-se também, helicópteros e drones. Este ultimo, esta se tornando cada vez mais popular, em virtude se serem aeronaves autônomas.
O processo de uso da Aviação Agrícola no campo acontece seguindo os seguintes pontos:
- Conhecimento da cultura pulverizada;
- Preparo da aeronave;
- Preparo da rota;
- Preparo da calda.
A pulverização acontece a voos rasantes, atingindo em média 3 metros do solo. Um GPS ajuda no monitoramento da área facilitando o trabalho do piloto. No entanto, vale ressaltar que o piloto precisa estar regulamentado, assim como a aeronave.
2. Benefícios para os agricultores
Podemos enumerar diversos benefícios da aviação agrícola, sejam para a cultura, o agricultor e também para as culturas. Pulverização e semeadura são as principais atividades da aviação na propriedade rural.
Na semeadura, a aviação é utilizada principalmente em áreas de pastagem, facilitando o processo de uniformidade do pasto. As Espécies forrageiras, como a braquiária, são comumente plantas seguindo este formado.
Por outo lado, no controle de pragas e doenças, as aeronaves conseguem distribuir os defensivos com mais agilidade e uniformidade. Por exemplo, o trajeto realizado por uma máquina agrícola em 2 dias, pode ser realizado por uma aeronave, em poucas horas. Os benefícios são realmente inúmeros.
3. As Culturas que mais usam Aviação agrícola
A soja é a cultura que mais usa aviação agrícola na atualidade, tanto por área pulverizada como por área cultivada, contando com mais de 8,1 milhões de hectares plantados, utilizando-se da aviação para auxiliar no plantio e controle de praga e doenças.
Logo em seguida, vem a cana-de-açúcar, com 2,4 milhões hectares e milho, com 1,6 milhões hectares. Portanto, as principais culturas agrícolas do agronegócio contam com o uso da aviação agrícola para o sucesso da sua produção.
Em suma, o uso da aviação na agropecuária tem sido a ferramenta principal do sucesso de determinadas culturas do Agronegócio. O crescente avanço da tecnologia, o uso de Drones para pulverização já está se tornando uma realidade no mundo inteiro, para substituir os antigos aviões que tornavam o processo bem mais caro.