Brasil bateu recordes de exportação de frango em 2022. Reprodução: canva

Brasil bateu recordes de exportação de frango em 2022

Brasil bateu recordes de exportação de frango em 2022

O ano de 2022 não foi bom para todos. Com a guerra na Ucrânia e rivalidade entre nações, países produtores do Agronegócio e neutro nas relações internacionais, saíram na frente, quando assunto é exportação de grãos e carnes.

Além disso, surtos de gripe aviária em alguns países produtores de aves, levaram o Brasil a produzir e exportar mais ainda. Desta feita, o Brasil seguiu mais uma vez e pela 18° vez com o líder na produção de frango.

A boa notícia, é que especialistas indicam que no ano 2023, a exportação de carnes de frango e suínos deve aumentar. Continue a leitura e saiba mais.

Quanto o Brasil exporta de frango?

Conforme o portal GOV, o Brasil é líder em exportação de frango desde o ano de 2004. Atualmente, o Brasil controla mais de 35% da produção mundial de carnes de frango, são mais de 14 milhões de toneladas ao ano, que gera mais de 7 bilhões de dólares em recursos.

São mais de 150 países que compram carnes de frango do Brasil. A demanda é alta no consumo externo, mas o consumo interno também é alto, pela qualidade da carne de frango, a qual é branca, leve em calorias e fácil de ser consumida.

Como é feita a exportação de frangos?

Em primeiro lugar, para exportar frango é necessário ficar atento a qualidade da ave que se esta produzindo, que deve estar nos padrões de qualidade exigidos pelos pais compradores.

Além disso, alguns países podem exigir determinadas práticas culturais e/ou religiosas, como, por exemplo, os países do oriente médio, que podem exigir orações e práticas em determinados horários.

No entanto, as normas técnicas são exigências comuns e necessárias. Desta maneira, práticas de higiene, vacinação e monitoramento são obrigatórias, para produzir animais de qualidade.

Qual é o maior exportador de frango do Brasil?

Atualmente, o Paraná é o estado brasileiro que mais exporta frango, responsável por mais de 40% do volume exportado anualmente. Depois do Paraná, vem Santa Catarina e Rio Grande do Sul, isto é, os estados do sul do Brasil, são os maiores responsáveis pela exportação de frango.

Conheça o país que mais come frango

A carne de frango caiu no gosto do brasileiro, mas ainda não somos dos grandes consumidores desta carne. Estados Unidos e Austrália estão na frente do mundo inteiro, quando o assunto é carne de frango.

Depois destes dois países, tem Nova Zelândia e Argentina, como apreciadores do frango. Neste países, o consumo de frango pode superar os 100 kg por pessoa ao ano.

Leia Também:

Emprego no Agronegócio: sobram vagas e salários passam dos R$ 10 mil.

A importância de anunciar na internet.

Energia Eólica no Brasil entenda como funciona o setor.

Compartilhe