Café Arábica

Guia Café Arábica

Guia sobre café arábica: Saiba o que é e porque é tão …

O café arábica é uma espécie de café natural da Arábia ou da Etiópia, supostamente uma das primeiras espécies de café a ser cultivada no mundo. A espécie Coffea arabica produz cafés de qualidade, finos e requintados, e possui aroma intenso e os mais diversos sabores, com inúmeras variações de corpo e acidez.

Guia Café Arábica
Pexels

É o começo de um dia de trabalho, um símbolo de nos envolvermos em reuniões e relatórios de projetos. É sobre energia no lugar da calmaria. Em muitos países, o consumo do produto representa um primeiro encontro que é fácil de fugir. Ou uma oportunidade para networking.

De onde veio o café? A origem exata do café é extremamente incerta, mas muitos estudiosos a remetem ao século IX, nas terras altas da Etiópia. Justamente pela incapacidade de encontrar um local específico, diversas lendas sobre o surgimento do grão foram criadas.

Guia sobre café arábica

Como saber se um café é arábica puro?

Quando falamos que um café é 100% arábica significa que foi produzido unicamente com variedades de grãos da espécie arábica. Esses cafés recebem a classificação de gourmets ou especiais pela ABIC, (Associação Brasileira de Indústria do Café), que atesta o nível de pureza e qualidade dos cafés.

Benefícios do café arábica

Seus benefícios incluem as ações antioxidantes, preservadas nesse tipo de grão, que previnem o envelhecimento precoce das células e diminuem os riscos do desenvolvimento das células cancerígenas.

O café Arábica possui mais açúcares naturais, por isso tem um sabor mais adocicado, gosto suave e ligeiramente ácido. Em contrapartida, o Robusta é amargo e mais marcante no paladar, ideal para quem aprecia um café mais forte e intenso.

O café arábica possui um sabor bem mais puro e suave do que seu primo robusta que, mesmo tendo um custo bem mais baixo, é menos procurado pelos consumidores. Enquanto o arábica apresenta um sabor naturalmente mais adocicado e um pouco ácido, o robusta tem um amargor bem mais marcante.

Leia também: As principais commodities

Compartilhe