Qual a importância da economia rural para o país?
A economia rural é uma área responsável por boa parte das movimentações econômicas brasileiras.
A zona rural é de extrema importância para nossas vidas, pois é onde são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes), e a criação de animais como bois, vacas, porcos, e outros.
Assim, a melhor definição para economia rural é classificá-la como uma ciência que estuda as relações de natureza econômica que ocorrem na zona rural, na produção e comercialização agropecuária e agroindustrial.
Exemplo marcante de economia rural é a agricultura familiar que é responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas do país. O dado é do último Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Agricultura familiar movimenta a economia rural
A agricultura familiar emprega 10 milhões de pessoas no Brasil, o que corresponde a 67% da força de trabalho ocupada em atividades agropecuárias.
Sua principal característica é o fato do uso da mão de obra da família na produção do campo, sendo que as atividades econômicas e a propriedade não pode ser maior que quatro módulos fiscais.
A direção do empreendimento agropecuário deve ser feita por membros da família. Além disso, uma parte pequena da renda familiar precisa ser gerada pela propriedade rural.
Percebe-se que uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo.
O que a agricultura familiar representa
De acordo com o último Censo Agropecuário, a agricultura familiar é considerada a atividade primordial da economia de municípios com até 20 mil habitantes, além de ser fonte de renda para 40% da população brasileira e 70% das ocupações de trabalho.
Muito conteúdo de qualidade para o seu agronegócio.
Assim, é possível oferecer a produção de alimentos saudáveis, a partir de técnicas que ajudam a preservar a biodiversidade e o meio ambiente, além de assegurar o consumo de produtos naturais saudáveis e de qualidade sem descuidar do crescimento econômico.
Ela representa um dos maiores setores da economia no País.
Conforme o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017, essa agricultura responde por 70% de todos os alimentos consumidos e produzidos no Brasil.
A importância da agricultura é, portanto, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.
Esse setor da economia rural auxilia na criação de renda e emprego na área rural, e ainda eleva o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola.
Diante disso, a qualidade dos produtos é melhor que os convencionais, os quais são produzidos com uma grande quantidade de agrotóxicos.
A agricultura familiar corresponde à produção agropecuária feita por pequenos produtores em que o sistema agropecuário é praticado pelo núcleo familiar e, no máximo, por alguns poucos funcionários assalariados.
Nesse tipo de agricultura a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Fora isso,, o agricultor familiar tem uma relação muito próxima com a terra, seu local de trabalho e moradia.
Informações realizadas pelo site Agronegócio.
Leia também: Comércio da Produção