Energia Eólica no Brasil entenda como funciona o setor
Em meados de 1992 o Brasil recebeu que seria o seu primeiro parque Eólico. A Energia Eólica no Brasil teve seu início com a construção do primeiro aerogerador.
Segundo o portal GOV, em 2022 a energia eólica teve seu primeiro recorde, desde a sua implantação inicial no país.
A quantidade de energia eólica produzida este ano seria suficiente para abastecer todo a região Nordeste.
Esta fonte de energia é de grande valor ambiental, pois é renovável, não emite poluentes e nem gerar impactos ambientais. Continue a leitura para saber mais.
O que é e como funciona a energia eólica?
Chamamos de Energia Eólica a “força” que é obtida a partir do uso da força do vento. Para isso, são usadas estruturas chamadas de aerogerador. No entanto, a produção ao longo do ano varia segundo as correntes de ventos.
A região Nordeste do Brasil é uma das mais promissoras para produção de Energia Eólica, visto que no período de estiagem, os ventos são mais intensos, com isso, produzindo mais energia.
Os aerogeradores podem ser instalados tanto na terra como no mar, a localização ideal sempre será aquela que garantir melhores correntes de vento.
Qual a situação da energia eólica no Brasil?
Ainda segundo o Governo Federal, o Brasil possui a capacidade de gerar anualmente em média 22.000 MW, isto é, 90% da energia consumida no país. Atualmente, são mais de 800 parques distribuídos pelo Brasil, mas o Nordeste é a região com maior número, cerca de 725 unidades.
O litoral do Nordeste, com elevadas correntes de ventos e solos adequados para a fixação dos aerogeradores, fazem dessa região propicia para a produção de energia eólica.
Quais são as vantagens e desvantagens do uso da energia eólica?
As vantagens são inúmeras, principalmente, o fato de ser uma energia limpa, que não causa danos ao meio ambiente. No entanto, como os ventos são instáveis e até o momento não existem tecnologias que possam reduzir esta instabilidade.
Os custos para instalação de um parque Eólico são elevados, pois, é necessário o uso de uma grande extensão, isto é, uma grande área de terras para instalar os aerogeradores.
Outro ponto importante a se destacar é sobre o impacto na qualidade de vida dos moradores da região onde o Parque esteja implantado, pois, este gera grande impacto visual e sonoro, pois, os aerogeradores são estruturas de porte elevado que emitem um som agudo.
Qual região do Brasil tem energia eólica?
A Região Nordeste é a pioneira na produção e consumo de Energia Eólica. Atualmente, esta região consome mais de 90% de energia Eólica, isto é, grande parte do que produz é consumido na mesma região.
A tendência é que áreas mais isoladas e atingidas pela seca, possam ser cada vez mais usadas para construção de Parques Eólicos em todo o Nordeste.
Leia também:
Agricultura Digital: tudo o que você precisa saber.
Emprego no Agronegócio: sobram vagas e salários passam dos R$ 10 mil.