Etanol de Soja: tudo o que você precisa saber — Imagem: Canva/Reprodução

Etanol de Soja: tudo o que você precisa saber

Basta uma breve pesquisa no Google, que temos inúmeras possibilidades na criação de Etanol. O etanol tradicional, até então elaborado a base de cana-de-açúcar, pode ter uma nova versão em breve, o etanol de soja.

Segundo a Revista Valor da Globo, a pioneira na produção de Etanol de soja, aqui no Brasil, seria a Empresa Gaúcha Olfar, que possui uma usina exclusiva para a produção deste combustível a base de melaço de soja.

No entanto, outras empresas como a Caramuru Alimentos, com unidades em todo o Brasil, já inaugurou em sua unidade do Mato Grosso, uma usina exclusiva para a produção de etano de soja.

Você deseja saber mais sobre este processo? Continue a Leitura ou Leia mais em nosso Blog, clicando aqui.

Sumário

1. Etanol: processo de fabricação

Em primeiro lugar, proponho compreendermos o processo de fabricação do etanol que conhecemos. Segundo o portal da Raizen – uma das maiores empresas do segmento de produção de etanol.

O etanol é obtido, majoritariamente, pela fermentação de açúcares (sacarose, a glicose e frutose) e cereais, que podem ser encontrados em vegetais como o milho, a beterraba e a cana-de-açúcar.

Uma tonelada de cana, por exemplo, pode chegar a produzir 80 litros de etanol de primeira geração (E1G)!

Além disso, o processo de fabricação acontece inicialmente com a limpeza da cana-de-açúcar e a separação dos produtos, ou seja, fibra e caldo.

Desta forma, o processo de produção do combustível de soja não é tão diferente dos demais produtos, mas requer uma estrutura específica para evitar contaminação.

2. Etanol de soja: o combustível do futuro

Combustível do futuro! Assim se chamou o combustível de soja. Nome dado ao combustível feito usando resíduos da indústria de proteína de soja. No entanto, requer tecnologia, metodologia e estrutura específicos para a finalidade.

Segundo o CEO da empresa Caramuru, o processo de fabricação acontece da seguinte maneira:

O etanol é produzido a partir do melaço de soja, resultante do processamento do SPC (proteína concentrada de soja). Neste processo, todo o potencial da matéria-prima é reaproveitado com eficiência energética, minimizando os impactos ambientais e maximizando o potencial da economia circular.

O processo de produção do combustível de soja, é semelhante ao que é usado para outros produtos vegetais. No entanto, o processo de produção de etanol de soja requer apenas resíduos, ou seja, o melaço.

3. Vantagens e benefícios

A Caramuru Alimentos, pioneira na produção de etanol de soja, produz a proteína concentrada de soja, em uma das suas usinas localizadas em Sorriso/Mato Grosso. Inicialmente, os resíduos eram um problema para a empresa.

O Resíduo em questão é chamado de melaço da soja, produzido em grandes quantidades, na indústria de proteína de soja. Sendo assim, a empresa adquiriu uma tecnologia inovadora que permite a extração do etanol do melaço de soja.

Portanto, o ideal é que a produção de etanol da soja seja realizada usando o subproduto e não a planta, para não inviabilizar o processo.

Compartilhe