O mercado agropecuário é um setor da economia que abrange as atividades humanas destinadas ao cultivo da terra (agricultura) e à criação de animais (pecuária).
Destaca-se que a agropecuária é um conjunto de atividades primárias, que visam o consumo humano ou o fornecimento de matérias-primas para a fabricação de roupas, medicamentos, biocombustíveis, produtos de beleza, entre outros.
O mercado agropecuário é um dos mais importantes para a economia brasileira, e está diretamente ligada ao agronegócio representando cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registra o dado de que um em cada três empregos estão ligados ao setor.
Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destacar a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais é o maior produtor mundial; a soja, o fumo e a carne bovina – estando o país na segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.
Novas tecnologias a favor do mercado agropecuário
Para que o mercado agropecuário siga em crescimento, novas tecnologias e soluções devem impulsionar ainda mais o setor.
Máquinas agrícolas
O uso de tecnologias avançadas não é mais novidade no campo e vem aumentando cada vez mais.
Nos próximos anos, essa presença tecnológica tende a ser ainda mais evidente, seguindo a evolução da automatização de processos em diversos setores empresariais.
No mercado agropecuário, o uso de equipamentos totalmente controlados por computador ou por GPS já são uma realidade e devem aparecer com uma frequência ainda maior.
Eles visam aumentar o desempenho e suprir a necessidade de mão de obra qualificada, o que deixará a empresa ainda mais produtiva.
Chamamos a atenção para a existência de uma plataforma 100% digital chamada ID Agro que tem como principal meta proporcionar ao setor agropecuário o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas, sem custos para o produtor rural.
Com essa plataforma também é possível criar documentos que permitem rastrear tratores e aparelhos automotores.
Rastreabilidade de produtos
As indústrias e consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso o mercado de produtos agrícolas já oferece sistemas que favorecem o rastreamento, controle e monitoramento do trabalho das propriedades produtoras.
Desta forma, com esses sistemas é possível garantir a origem dos produtos, incluindo informações como a quantidade e a qualidade dos defensivos agrícolas.
Fertilizantes sustentáveis
Os fertilizantes sustentáveis se destacam como uma importante tendência para o mercado de produtos agrícolas no que tange a preservação ambiental.
Tais fertilizantes não causam nenhum tipo de dano ao meio ambiente, o que é comum em fertilizantes que utilizam produtos químicos em sua composição e acabam contaminando o solo, água e ar.
Arrendamento digital
Com as novas plataformas digitais para contratos de compra, venda e locação de terrenos agrícolas, os produtores rurais não precisam mais se deslocar tanto.
Isso porque, em questão de minutos, tudo está formalizado, com validade jurídica e segurança.
Biotecnologia
A biotecnologia no setor agrícola é o conjunto de tecnologias usadas nas fazendas que envolvem processos biológicos ou químicos.
O principal objetivo é aumentar a produção de alimentos e preservar os recursos naturais.
O mercado agropecuário tem investido em biotecnologia há muitos anos visando aumentar e proteger os rendimentos de fazendas agrícolas.
Drones e sensores
Já se sabe que o uso de drones nas fazendas está em ascensão. Pois, o uso dessa tecnologia permite ao produtor rural monitorar cada metro quadrado de uma plantação de forma muito mais fácil, ágil e de diferentes ângulos.
Analisar o comportamento das máquinas com sensores ajuda a identificar práticas que podem ser mais econômicas e eficientes.
Aplicativos mobile
Uma outra novidade no setor agro é o uso de smartphones e tablets em integração com soluções já existentes no mercado agrícola. O intuito é que as informações que serão colhidas por esses dispositivos, antigamente enviadas para centrais de comando, possam ser acompanhadas diretamente desses dispositivos mobile.
Acesse: Fornecedores | Criadores | Comércio da Produção