O Agronegócio é a junção de inúmeras atividades que envolvem, de forma direta ou indireta, toda a cadeia produtiva agrícola ou pecuária.
O conceito de agronegócio como “a rede de negócios que integra as atividades econômicas organizadas de fabricação e fornecimento de insumos, produção, processamento, beneficiamento e transformação, comercialização, armazenamento, logística e distribuição de bens agrícolas, pecuários, de reflorestamento e pesca, bem como seus subprodutos e resíduos de valor econômico.
Qual e a importância do agronegócio?
O agronegócio hoje é responsável por 52,2% de tudo exportado no Brasil, e este resultado está ligado à alta produtividade motivada por incrementos tecnológicos usados no campo. Percebe-se que o no Brasil tem sido o propulsor da economia.
Quais são os benefícios do agronegócio?
- Aumento na produtividade das propriedades (grãos e rebanhos);
- Aprimoramento das matrizes pecuárias e sementes;
- Redução no uso de insumos;
- Redução de gastos para investir em outras questões;
- Redução de impactos causados junto ao no meio ambiente;
- Produções mais eficientes (rápidas e qualificadas);
- Mais segurança no campo e no transporte de cargas;
- Melhoria da comunicação entre os diversos ‘atores do campo’: produtores e seus familiares, pessoal técnico, logística, estudantes e agrônomos.
Quais são as vantagens do agronegócio?
Uma das grandes vantagens do agronegócio, associada à modernização do campo, é o aumento da produção de alimentos e produtos oriundos do campo, como óleos, vinhos, tecidos e até cigarros, com a plantação do tabaco.
O desempenho do agronegócio brasileiro, garantindo alimentos abundantes, diversificados, de qualidade e a preços acessíveis para os consumidores nacionais, além de excedentes para exportações, responsáveis por superávits na balança comercial, com geração de emprego, renda e novas oportunidades de negócios que asseguram a estabilidade econômica e social do País, é resultado ou soma de série de fatores positivos.
Existem vários exemplos como: Empresas de fabricação de máquinas agrícolas, fornecimento de sementes e produtoras de agroquímicos. A agricultura é um dos setores econômicos que mais emprega pessoas no mundo.
Leia também: Agronegócio Brasil