Se você deseja saber como ter sucesso com seu Plantio de Laranja, continue a leitura, pois, trouxemos dicas práticas para você.
A laranja é uma das frutas brasileiras mais apreciadas no mundo, mais de 955 da produção nacional é exportada. No entanto, por ser fácil de cultivar e dá frutos o ano inteiro, é comum encontrar laranjeiras em pequenos pomares de agricultura familiar, que abastece as feiras livres e o consumo da família.
Portanto, por ser uma fruta rica em vitamina C, fibras e outros tantos nutrientes, a laranja é apreciada nas mais diversas dietas e você pode cultivar laranja em casa, no seu quintal. Agora, veja como plantar laranja.
Como plantar laranja
Em primeiro lugar, fique atento a variedade de laranja que você deseja plantar. As mais comuns são: pera, lima, terra e Bahia. Antes de saber como plantar laranja, saiba que é possível obter suas plantas, de duas maneiras:
Sementes
O plantio de frutíferas usando sementes ainda é muito comum, e da origem a uma planta chamada de pé franco, caracteriza por crescimento lento, porte elevado e demora na produção. Portanto, obedecer às normas para o plantio de laranja é muito importante.
No entanto, as plantas mais saudáveis ainda são aquelas produzidas por sementes. Em plantios comerciais, as plantas produzidas da semente, são usadas para receber enxertos de plantas com características mais apreciadas.
Estaquia
Os pomares de laranjeira que produzem comercial e principalmente para a exportação, são na sua grande maioria formados por plantas produzidas por meio de estaquia.
O processo de estaquia é um dos mais simples de propagação e consiste apenas em plantar pedaços de uma planta com as características desejadas.
As plantas derivadas de estaquia, são plantas de viveiro e quando são plantadas no campo, já devem possuir certa maturidade, para não secar e morrer.
Como plantar no pomar
O plantio no solo, isto é, no pomar deve obedecer às normas de plantio de citros, isto é, uma cova deve ser feita medindo 40x40x40 e cada planta deve ficar 7 metros de distância uma da outra, para evitar sobreposição das copas.
O solo ideal para plantar laranja é o areno-argissolo de textura média, que não encharca com facilidade.
Cuidados e tratos culturais
Depois do plantio, quando a planta estiver em desenvolvimento, os cuidados como capina de mato e pulverização devem seguir um cronograma anual. Além disso, a inspeção sanitária deve ser diária, para evitar infestação de pragas como a mosca-das-frutas.
Em plantios irrigados, se deve ter o cuidado de não encharcar o solo, pois, esta é uma planta que requer úmida no solo, mas nunca encharcado, o que pode impedir as raízes de respirar.
A adubação deve ser realizada a cada 2 meses, mas, parte das necessidades da cultura podem ser suprida com a adição de adubo orgânico e cobertura morta, aplicado periodicamente.
Outra prática importante, e a poda, que deve ser realizada na formação da planta e antes do período de produção.
No caso da planta originaria da semente, a produção deve acontecer quando a planta tiver mais de 3 anos. No entanto, se a planta tiver origem na estaquia ou enxertia deve produzir em até 1 ano.
Agora, aproveite as nossas dicas e cuide bem do seu plantio de laranjas.
Leia Também:
Taxa do Agro: entenda a taxa que já é realidade no estado de Goiás.