Economia Circular no Agro - o exemplo da cana-de-açúcar. Reprodução: canva

Economia Circular no Agro – o exemplo da cana-de-açúcar

A tendência atual do Agronegócio é a sustentabilidade. Neste contexto surgem conceitos como o de Economia Circular no Agro.

Usaremos o exemplo da cana-de-açúcar da aplicação da Economia Circular no Agro. Prepare-se, pois você irá se surpreender com a importância deste processo para aumento dos lucros e redução dos impactos ambientais.

Falaremos da cana-de-açúcar como exemplo, por ser uma cultura, que já faz parte deste processo, como o aproveitamento de 100% dos seus produtos e subprodutos.

Inicialmente, proponho entendermos o que é este conceito de forma geral.

O que é Economia Circular?

Segundo a Fundação Ellen McArthur, o conceito de Economia Circular diz respeito ao uso sistêmico dos recursos naturais, e mesmo sendo um conceito antigo, tomou impulso a partir da década de 70, visando incentivar a indústria a adotar novas práticas que priorizem a sustentabilidade, com o correto uso dos recursos naturais.

Ainda que inicialmente este conceito não seja adotado por todos os segmentos econômicos, ao longo do tempo, este processo será necessário, tendo em vista que os recursos naturais precisam ser preservados para evitar que venham a se exaurir por completo.

Quando falamos de sustentabilidade, precisamos lembrar da necessidade de reuso, a palavra-chave da Economia Circular, isto é, fazer a matéria-prima ser utilizada em suas diferentes fases.

Economia Circular no Agro - o exemplo da cana-de-açúcar. Reprodução: canva
Economia Circular no Agro – o exemplo da cana-de-açúcar. Reprodução: canva

Logo, em qualquer segmento de mercado busca-se com a Economia Circular, aproveitar os materiais em todos os seus estágios, do natural ao resíduo. Por isso, a cana-de-açúcar tornou-se um exemplo, veja a seguir.

Como é feita Economia Circular da cana-de-açúcar?

Segundo a Bayer, a Cana-de-açúcar é atualmente o maior exemplo de Economia Circular no Agronegócio, pois reaproveita todos os resíduos em tempo integral. Enquanto a cana é colhida na usina, suas folhas e touceiras são trituradas e transformadas em cobertura para o solo e a vinhaça é usada como adubo.

A cana-de-açúcar assume um papel fundamental como modelo de Economia Circular para o Agronegócio, do início ao fim do processo produtivo. Confira abaixo:

  • Soqueira – gera novas plantas que podem ser colhidas em até 18 mês;
  • CBIOs – créditos de descarbonização;
  • Créditos de carbono;
  • a palha se transforma em cobertura do solo e matéria orgânica;
  • o bagaço poderá gerar energia;
  • a levedura pode ser usada em ração animal.

No entanto, os itens acima dizem respeito apenas ao uso do que seria resíduo da produção dos 3 produtos da cana-de-açúcar, os quais são o açúcar, o álcool e energia. Logo, os demais vegetais, assim como a cana-de-açúcar, oferecem um grande potencial de reaproveitamento.

Como aplicar no Agronegócio?

Especialista indicam que aqui no Brasil, apenas 3% do potencial dos resíduos é aproveitado, percentual ainda muito baixo quando comparado com países europeus, por exemplo, que aproveitam em média 80% dos resíduos produzidos.

Inserir este conceito de sustentabilidade no Agronegócio Brasileiro é uma tarefa que acontecerá pausadamente, conforme o aumento da necessidade e cobrança da legislação ambiental. Logo, poderíamos dizer ser um processo inevitável.

Em suma, Economia Circular no Agronegócio é um caminho a ser percorrido, mas que já teve início na maioria das grandes empresas, principalmente aquelas de porte Multinacional.

Leia também:

Conheça o Pronaf, a principal linha do financiamento rural.

O que é Fundo imobiliário agronegócio?

Compartilhe