Você já deve ter notado que o mundo agora é digital! Neste contexto também surgiu o conceito de Agricultura Digital.
Agricultura Digital é muito mais do que um conceito teórico, mas sim, um conceito relacionado a evolução da agricultura nos tempos modernos, isto é, o processo relacionado a automatização da agricultura.
Logo, esta integração da agricultura com a tecnologia fez com que ferramentas, sistemas e soluções inteligentes otimizassem os recursos do agronegócio.
Você gostaria de saber mais sobre o tema?
Portanto, continue a leitura e aprenda mais.
Qual é o objetivo da Agricultura Digital?
O objetivo principal da agricultura digital é usar a tecnologia para integrar sistemas que possam ajudar aos produtores rurais a melhorar a produtividade no campo.
Este conceito é parte do que conhecemos como Agricultura 4.0 que é parte do processo de digitalização no campo.
Fornecer informações em tempo real é provavelmente um dos pilares da agricultura digital. Além disso, o acesso a aplicativo e softwares online ajudam na rápida tomada de decisão, que auxilia no aumento dos lucros do campo.
Quais são as tendências da Agricultura Digital?
Existem muitas expectativas para o futuro da agricultura digital, e um dos pontos mais importantes a se destacar é sem dúvida a automatização da maioria dos processos.
Os empregos no campo não vão acabar, mas desejamos que mais profissionais entendam de tecnologia e ao invés que realizarem trabalhos meramente mecânicos, possam criar e operar sistemas que reduzam o trabalho intenso.
Outra tendência para as grandes fazendas do agronegócio é o uso da inteligência artificial e da robótica. O que se espera para o futuro é uma produção de alimentos voltada para um processo mais prático.
E praticidade é o lema da agricultura digital, tornar tudo mais objetivo, produzir alimentos em quantidade e qualidade sem comprometer o Meio Ambiente é parte fundamental do processo de digitalização.
Outras tecnologias como a Agricultura de Precisão e a popularização dos Marketplaces são outras excelentes ferramentas tecnológicas que tem ajudo no crescimento do Agronegócio.
Por exemplo, Logística e Previsão do Tempo são atividades facilmente controladas por aplicativos e softwares trabalhando em tempo real.
Quais as vantagens e desvantagens da Agricultura Digital?
Todas as mudanças, principalmente aquelas trazidas pela tecnologia, implicam em vantagens e desvantagens.
Não podemos negar que a digitalização da agricultura reduz as vagas de emprego no campo. E quanto mais este processo aumenta, maiores serão os impactos neste segmento.
No entanto, as vantagens são muito maiores, visto que, produzir mais em áreas menores e reduzir os impactos ambientais, são de necessidade urgente.
Reduzir custos e elevar a produtividade e os lucros também são vantagens de grande importância para o agronegócio. Além de tudo, a otimização dos processos é o grande diferencial da agricultura digital.
Leia Também:
Monitoramento de queimadas por satélite; saiba como é feito.