Como os Drones são usados na Agricultura. Reprodução: canva

Como os Drones são usados na Agricultura

A Tecnologia revolucionou a Agricultura! O uso de Drones tem feito do campo um ambiente mais prático e tecnológico. Regulamentado na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), desde 2017, o uso dos drones na Agricultura é feito do início ao fim do plantio.

Com a popularização dos drones no mercado, do grande ao pequeno produtor, já é possível controlar áreas de plantio e criação apenas usando um drone.

Portanto, com um drone é possível avistar toda a lavoura e ainda com o uso de sensores, identificar áreas menos produtivas ou plantas com deficiências nutricionais.

Drones oferecem aos produtores rurais uma diversidade de possibilidades. Você deseja saber mais? Então, continue a leitura.

Como é usado um drone na agricultura?

Os drones tem sido usados em diversas atividades. No entanto, a agricultura é a principal atividade a usar esta tecnologia. Seu uso pode ser apenas para visualização de uma área ou com um sensor acoplado, para identificar situações especificas.

Por exemplo, com um drone é possível vistoriar toda uma plantação diariamente. Verificar a presença de pragas e doenças, analisar falhas no plantio e problemas na irrigação, como falta ou excesso em determino local, muito comum, em áreas de pivô central.

Sendo assim, análises mais profundas e específicas são realizadas com o uso de sensores acoplados que munidos de softwares que captam, tratam e analisam as imagens.

Vantagens e desvantagens

A desvantagem de usar drones na agricultura ainda está ligado aos custos e a falta de profissionais qualificados para operar. No entanto, as vantagens são inúmeras. Com um drone é possível realizar um monitoramento bem mais assertivo.

Como os Drones são usados na Agricultura. Reprodução: canva
Como os Drones são usados na Agricultura. Reprodução: canva

Ou vantagem importante é a redução de custos com mão de obra e do tempo das tarefas monitoradas. Como as imagens captadas são de alta resolução, fica bem mais fácil monitorar qualquer situação no campo.

Tarefas que antes necessitava de uma visita no local ou uma vistoria diária, hoje em dia é possível realizar em alguns minutos usando o drone.

Por que investir em Drones?

Investir em um drone é garantir mais praticidade em sua produção agropecuária. Seu uso não é apenas na agricultura, mas também na pecuária, monitorando rebanhos e garantindo a redução de percas dos animais em grandes rebanhos.

Quando falamos do uso de drone, estamos falamos de uma ferramenta de uso diverso. Investir em um Drone e seus complementos é garantir que você terá em mãos a possibilidade de monitorar sua fazenda e até mesmo seus terrenos em áreas urbanas.

Os VANTs (Veículos aéreos não tripulados) são tecnologias que chegaram para mudar a vida no campo. Com um drone é possível realizar muitas atividades de monitoramento. Além disso, aliando o uso do drone a outras tecnologias como os softwares de GIS (Sistema de Informação Geográfica) é possível manter monitoramento de qualquer atividade.

Você gostou de saber mais sobre drones? Entao, aproveite a leitura e também veja mais em nosso blog.

Leia Também:

Monitoramento de queimadas por satélite; saiba como é feito.

Economia Circular no Agro – o exemplo da cana-de-açúcar.

O que é Fundo imobiliário agronegócio?