Nelore: conheça o "ouro branco do Brasil". Reprodução: canva

Nelore: conheça o ouro branco do Brasil

O gado Nelore tornou-se tão popular no Brasil, que foi criada uma associação para reunir os criadores. ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) é o grupo que reúne os criadores e compradores do país.

A raça Nelore é originária na Índia, os animais possuem pelagem branca e a pele petra. São animais extremamente tolerantes ao calor, um dos motivos que tornou a raça tão popular no Brasil, somando mais de 85% da raça entre os bovinos criados no país.

Nelore, a raça forte e ouro branco do Brasil, são referências comuns a raça Nelore.

Para conferir mais notícias como essa, acesse o nosso blog, clicando aqui.

Qual o valor do Nelore?

O gado Nelore é conhecido como a raça forte. Não é por acaso, visto que, os animais dessa raça vivem bem em regiões quentes, apresentam grande porte, ganham peso com facilidade e por isso, ainda se tornaram os principais animais de corte do Brasil.

Logo, por ser um bovino de corte, esse animal deve ser criado no manejo intensivo ou semi-intensivo, isto é, alimentado na cocheira. Não é atoa que a vaca mais cara do mundo, é uma nelore brasileira. Segundo a Revista Globo Rural, esse amais precisam ter um manejo diferenciado.

O valor de um Nelore deve variar com idade e o porte do animal, mas como já citado anteriormente, a vaca mais cara do mundo custa em média R$ 8 mil, isto é, são animais caros. No estado de São Paulo, um bezerro com 12 meses custa em média R$ 3 mil. No entanto, em outros estados o valor poderá variar.

Características da raça

O Nelore brasileiro é derivado da raça indiana Ongole. Depois de alguns anos de melhoramento genético, hoje temos um animal bem mais forte e saudável.

Os animais são vigorosos e dóceis. A estatura e o porte, podem variar de médio a grande, com a musculatura bem distribuída. O macho possui o característico “cupim”.

Nelore: conheça o ouro branco do Brasil. Reprodução: canva

Essa raça possui diversas características marcantes, como o baixo metabolismo, que pontuam o seu grande potencial para a produção de carnes.

Geralmente, esses animais são criados visando o corte, isto é, produção de carnes. No entanto, existem produtores que criam esses animais para a produção de leite, não sendo uma realidade tão comum.

Quantas raças de Nelore existem?

O que chamamos de raça Nelore, é um animal resultante do cruzamento do Ongole com mais 14 raças, que deu origem a raça que conhecemos hoje. São mais de 100 milhões de animais em todo o território nacional.

Foi do Nelore brasileiro que saiu a primeira clonagem da raça, chamado de clonagem “real verdadeira”. Tudo isso, faz parte do desenvolvimento genético da raça ao longo dos últimos 30 anos.

Em suma, a raça Nelore é de fato o gado forte que produz carnes de qualidade e gera muitos lucros para o agropecuarista. Sendo assim, se você deseja investir nessa raça, esteja preparado para cuidar bem dos animais e depois, é só lucrar muito com isso.

Leia também:

PL dos Agrotóxicos: veja o que muda depois da aprovação.

Plantio de laranja: tudo o que você precisa saber para ter sucesso na produção.

Os desafios do novo ministro da agricultura – Carlos Fávaro.

Compartilhe