A tecnologia chegou no campo e todo mundo se beneficiou com isso. Desde a chegada da internet no campo, as coisas começaram a mudar, mas atualmente temos uma verdadeira Revolução com a Tecnologia no campo.
Depois da Revolução Verde, agora estamos na era da Revolução Tecnológica. O campo foi tomado por Drones e robôs que operam com pouca ou quase nenhuma intervenção humana.
Você gostaria de saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura.
Importância da Tecnologia para o Agronegócio
Poderíamos iniciar dizendo que revolução no campo teve seu início na década de 90 com a chegada de máquinas e implementos agrícolas de nível tecnológico mais elevado.
Até aí era somente maquinário equipado com GPS, o que hoje em dia foi melhorado com sistemas acoplados a drones com sensores que podem medir a umidade e a fertilidade do solo em segundos.
Nos últimos anos o Agronegócio foi parte importante do PIB, e tecnologia colaborou significativamente para este crescimento. No entanto, ainda temos muito o que evoluir e o desenvolvimento tecnológico continuará tendo papel fundamental neste crescimento.
Grãos como milho e soja colocaram o Brasil no topo do mundo do Agronegócio, alimentando muitos países e lucrando alto para o Brasil. A tecnologia tem atuando principalmente no gerenciamentos dos riscos, diminuindo percas e reduzindo custos.
Ainda é difícil mensurar o quanto a tecnologia colabora com o Agronegócio no Brasil, pois de fato o seu impacto no desenvolvimento da produção é bem significativo.
Principais tecnologias usadas no Agronegócio
A tecnologia colocou a Agricultura em outro patamar e hoje já se fala em uma Agricultura 4.0, ou seja, uma agricultura totalmente tecnológica, assim como a indústria.
Atualmente, temos nos campo 5 principais tecnologias:
- Drones: os VANTs (Veículos autônomos não tripulados) são parte importante do desenvolvimento tecnológico no campo. Com um drone é possível fazer muitas coisas que antes demandava muita mão de obra e tempo.
- Maquinário com alta tecnologia: tratores, colheitadeiras e plantadeiras equipada com inteligência artificial estão transformando a maneira como a agricultura era feita.
- Sensores: acoplados a drones e maquinários podem extrair e fornecer informações que antes eram de difícil acesso. Por exemplo, identificar plantas mortas em uma grande área de soja.
- Agricultura de Precisão: o uso de ferramentas tecnológicas pode gerar um processo produtivo bem mais preciso, sendo possível prever com antecedência acontecimentos que podem alterar a produção.
- Plantio Inteligente: como parte do processo da agricultura de precisão, o plantio inteligente visa usar ferramentas tecnológicas para diminuir percas no plantio.
Os benefícios da Tecnologia no campo são diversos, e para aumentar a produção e evitar mais desmatamento a tecnologia é fundamental. Por isso, não deixe de investir em tecnologia na sua produção, seja ela agrícola ou pecuária.
Leia Também:
Monitoramento de queimadas por satélite; saiba como é feito.