O Agronegócio cresce diariamente em todo o mundo, mas o Brasil possui diferenciais, nosso Agronegócio é o que mais cresce e produz em todo o mundo. No entanto, o desafio do produtor rural é aliar este crescimento a Responsabilidade Social e Socioambiental.
O número de vagas de trabalho no Agronegócio se multiplica, aliado a este fator temos a migração do trabalhador com seus familiares e todos os impactos que estes irão sofrer e realizar no ambiente.
Continue a leitura, pois falaremos mais sobre este processo que acontece diariamente no campo, a responsabilidade social.
Quais são os impactos sociais do agronegócio?
Não podemos negar que para o desenvolvimento do Agronegócio é necessário expandi as áreas de plantação e com isso interferi no meio ambiente. No entanto, os impactos positivos são inúmeros, do ponto de vista social, o aumento do número de empregos e o crescimentos das comunidades rurais são apenas alguns benefícios sociais.
Quando uma gigante do agronegócio se instala em uma região, leva consigo profissionais habilitados para construir imóveis de qualidade e fornecer assistência médica e social aos seus trabalhadores e moradores locais.
Parte do PIB brasileiro vem do Agronegócio que produz e exporta grãos, frutas e carnes para várias partes do mundo. O Agro brasileiro é o mais falado em todo o mundo, vivemos no pulmão no planeta e também no maior celeiro produtor de alimentos.
Com os lucros altos, as empresas do Agronegócio são responsáveis por alimentar o mundo e os cofres da economia do país. Mas não para por aí, as obras que ajudam a população são muitas, como já citamos anteriormente.
Logo, podemos dizer que os impactos sociais do Agronegócio são positivos, visto que, a população é prontamente atendida pelas ações sociais das empresas.
Qual a importância do agronegócio para a sociedade?
Um momento que nos faz lembrar da importância do Agronegócio foi o período de pandemia, partindo do início de 2020 até o final de 2021, tivemos um período critico em que maior parte das empresas brasileiras tiveram inúmeros prejuízos. Não foi assim com o Agronegócio que manteve sua produtividade e seus lucros em alta.
Mesmo com a produção mecanizada, o Agronegócio gera emprego e renda em todos os setores da produção. Exportando para as nações mais ricas do mundo como os Estados Unidos e a China, o Agronegócio é um dos principais responsáveis pela exportação brasileira, com um índice superior a 50%.
Leia também: